11 de dez. de 2012

Anastasia é eleito líder em eficiência na administração pública





Governador foi um dos escolhidos pelos membros do Comitê de Gestão do Grupo de Líderes Empresariais por sua capacidade de inovação e planejamento


O governador Antonio Anastasia recebe na noite desta segunda-feira (10/12), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o prêmio de Líder em Eficiência na Administração Pública 2012, uma das 23 categorias do 2º Prêmio Líderes do Brasil. Promovida pelo LIDE (Grupo de Líderes Empresarias), a premiação tem como objetivo projetar empresas e líderes em reconhecimento aos esforços empreendidos para posicionar o Brasil em patamar de liderança mundial. Considerado o maior reconhecimento nacional do talento, competência e comprometimento dos líderes do país, para um Brasil melhor e mais competitivo, o evento reúne algumas das principais autoridades públicas e empresariais do país.Anastasia foi um dos eleitos na categoria, graças à sua capacidade de inovação e planejamento na administração pública, que tem resultado em ações de melhorias concretas na infraestrutura do Estado, na prestação de serviços públicos de mais qualidade e na melhoria da qualidade de vida dos mineiros.



Trabalho reconhecido

Um dos mais reconhecidos trabalhos de Anastasia foi a formulação e coordenação do Choque de Gestão, modelo de administração pública implantado em Minas Gerais e que se tornou referência em todo o mundo.

Na área de Defesa Social, ainda como secretário de Estado, em 2005, Anastasia coordenou a equipe que garantiu a integração progressiva do trabalho das forças de segurança, em uma estratégia nova capaz de combater com efetividade e reduzir, em curto prazo, um fenômeno nacional – o crescimento vertiginoso da violência em todos os estados brasileiros.

Em 2006, eleito vice-governador, Anastasia assumiu a coordenação da segunda geração do Choque de Gestão, conhecida como Estado para Resultados, que, dentre outros desafios, colocou Minas como o Estado que conta hoje com a melhor educação básica do país, o melhor sistema de saúde da região Sudeste, e os menores índices de desemprego do Brasil.

Reeleito governador com 6.275.520 votos, o que representou quase 63% dos votos válidos, em sua nova gestão, Anastasia começou a implantação da terceira geração do Choque de Gestão, a chamada Gestão para Cidadania. Nela, propõe a união de esforços entre governos, sociedade civil e empresários para o desenvolvimento sustentável, total e completo, do Estado.

Entre as bandeiras defendidas como governador de Minas está a repactuação do Pacto Federativo, devolvendo aos estados e municípios a capacidade de investimentos, a renegociação da dívida dos estados com a União, o Novo Marco Regulatório Mineral, com o aumento dos royalties, e a cobrança permanente junto ao governo federal de obras em Minas de responsabilidade da União, como a duplicação da BR-381, a reforma e modernização do Anel Rodoviário, com a construção do RodoAnel e a expansão do metrô na Região Metropolitana de Belo Horizonte.