3 de fev. de 2011

Governo Antônio Anastasia vai inaugurar laboratório de biosegurança em Belo Horizonte

Fonte: Andrea Juste - O Tempo
Contaminação
Belo Horizonte está prestes a ganhar o primeiro laboratório de Nível de Biossegurança 3 (NB 3) do Estado, especializado em promover o controle da disseminação de vírus e bactérias com grande potencial infeccioso, como a tuberculose. Construído pela Fundação Ezequiel Dias do Estado de Minas Gerais (Funed) com recursos do Ministério da Saúde, o NB 3 está em fase de certificação e tem previsão para começar a funcionar no final de março.
Um diferencial para a saúde pública, especialmente para período da Copa do Mundo no Brasil, em 2014 - devido à grande movimentação de pessoas de todas as partes do mundo -, o laboratório segue normas de segurança para a vigilância de agentes exóticos ou patogênicos que se dispersam com facilidade, expondo riscos à sociedade. "Com a globalização, a facilidade de deslocamento das pessoas é grande e Minas recebe um trânsito intenso de pessoas", afirma a virologista da Funed, Sônia Conceição Machado Diniz.
Segundo ela, o grande benefício dessa estrutura laboratorial no Estado é a possibilidade de avançar nos estudos e no resultado do controle da disseminação de doenças como leptospirose, febre amarela, dengue, além de bactérias transmitidas por carrapatos.