Paraná busca em Minas Gerais modelo de gestão em saúde
Débora Ozório/SES MG
Representantes da futura equipe de governo do Paraná visitaram Minas Gerais
Ver galeria de fotos BELO HORIZONTE (15/12/10) - O modelo de gestão na saúde implantado pelo Governo de Minas está atraindo a atenção de outros estados. Nesta semana, representantes da futura equipe de governo do estado do Paraná visitaram a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), para conhecer as experiências de êxito realizadas de 2003 a 2010.
O futuro secretário estadual de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, a futura superintendente de Gestão, Márcia Huçulak, e o futuro secretário-adjunto, Renê Santos, visitaram as instalações do Canal Minas Saúde, rede estratégica multimídia criada para o desenvolvimento do programa de educação permanente a distância dos profissionais do SUS/MG. Também conheceram o modelo adotado na área de Regulação, Transporte em Saúde e Medicamentos.
O Programa de Melhoria da Qualidade dos Hospitais (Pro-Hosp) e o modelo de Gestão Estratégica adotado pelo SUS em Minas Gerais também atraíram a atenção dos paranaenses, que conheceram ainda as estratégias adotadas no Programa Saúde em Casa, nas Redes de Atenção Viva Vida, Urgência e Emergência, no Mais Vida e no Hiperdia.
Para Michele Neto, Minas Gerais está na vanguarda da gestão em saúde, com programas e ações do governo que trazem resultados efetivos para a saúde da população. "Todas as experiências de Minas que nos foram relatadas superaram as nossas expectativas e são totalmente aplicáveis ao Paraná", afirma ele.
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, destacou a importância do intercâmbio entre os estados. Ele lembrou que o modelo adotado por Minas Gerais já inspirou outros estados brasileiros, além de gestores de outros países, como Espanha e França. "Em novembro recebemos profissionais franceses e espanhóis. Na opinião desses técnicos, o modelo mineiro, pela gestão e pelos resultados, demonstra ser mais avançado e inovador que o modelo europeu."
Segundo Antônio Jorge, os programas desenvolvidos pela SES-MG estão em sintonia com a modernização do Estado. "São ações alinhadas com o pressuposto do Estado Gerencial, que vem de forma expressiva, nos últimos anos, impactando positivamente diversos indicadores de saúde". Um desses programas é o Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets), que poderá adotado nos próximos anos no Paraná. "Minas Gerais prima pela racionalidade, preocupação com o custo e benefício dos serviços, o que se reflete diretamente na qualidade da saúde do povo mineiro", afirma o futuro secretário de Saúde do Paraná.